Pular para o conteúdo principal

O CORAÇÃO QUE ORA ( PARTE IV )

" Arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós " ( Os 10.12 )

A RESPOSTA DIVINA

Quando Neemias começou a buscar a Deus, provavelmente não fazia muita ideia de como suas orações seriam respondidas e a situação recuperada. De uma coisa ele poderia estar certo: Deus seria fiel às suas promessas. Mas, enquanto continuou persistindo no seu caso diante dos tribunais celestes, foi gerada nele, pelo Espirito, a convicção de que ele próprio seria o instrumento para a respostas de suas orações, e de que Deus lhe tinha dado esse lugar de influência no palácio persa para que o usasse para o bem de Jerusalém. Uma nova nota entra em sua oração: " Concede que seja bem-sucedido hoje teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei " ( Ne 1.11 ).

Esse avivalista " procurou a paz de Jerusalém; orou por ela, e estava disposto a sacrificar riqueza, facilidade, segurança, e até mesmo a própria vida, se ele pudesse ser instrumento de restaurar as desolações de Israel ". Talvez, até mesmo Neemias não tenha previsto todas as dificuldades e perigos, aflições e tristezas que viriam assolar seu caminho antes que a visão fosse cumprida, mas ele estava preparado para passar por tudo isso com Deus, entregando o futuro desconhecido a ele. " Se ... Deus to mandar... poderás suportar "( Ex 18.23 ).

Um intercessor não pode esperar que prevaleça a menos que esteja disposto a ser o instrumento, se Deus assim desejar, para o cumprimento da própria oração. Moisés, sem dúvida, ofereceu mil orações pela libertação do seu povo da escravidão no Egito e, por isso, seu coração deve ter-se alegrado muito diante da sarça ardente, quando o Senhor lhe disse: " Desci a fim de livra-lo " ( Ex 3.8 ). Ao mesmo tempo, que susto deve ter levado quando Deus acrescentou: " vem, agora, e eu te enviarei a faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel ". Da mesma forma, com os discípulos, Jesus ordenou que orassem para que Deus enviassem trabalhadores para a colheita; em seguida, porém, enviou os próprios doze para que eles mesmos se tornassem a respostas de suas orações ( Mt 9.38, 10.1 ).

Todos que quiserem interceder pelo avivamento precisam enfrentar as possíveis implicações de suas orações. Para muitos, um sonho ou anseio precioso pode ser abalado. Para outros, um caminho suave de facilidades e segurança pode ter de ser trocado por um caminho espinhoso, cercado de perigos, aflições e censuras. Não ore para um derramamento do Espirito a menos que, como Neemias, você esteja disposto a ir até o fim com Deus. Talvez, se alguns soubessem o que estava envolvido, estariam implorando a Deus para não enviar o avivamento. " Mas o povo que conhece ao seu Deus { e pode, portanto, confiar nele} se tornará forte e fará proezas " ( Dn 11.32 ).

Perguntaram-me certa vez ao final de uma reunião: " Você acha que uma pessoa sozinha pode trazer um avivamento? " " Sim ", respondi, " porque Deus disse: 'derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca "' ( Is 44.3 ). Este primeiro capítulo de Neemias nos mostra " o sedento ", e os capítulos seguintes descrevem as " torrentes sobre a terra seca ". Neemias foi bem-sucedido diante do rei, e foi a Jerusalém para examinar as ruinas da cidade. Reuniu os nobres e governantes e, depois de apresentar-lhes a situação, disse: " Vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbio " ( Ne 2.17 ).

As águas já tinham começado a fluir do coração sedento para a terra seca com seu poder vivificante. " Disponhamo-nos e edifiquemos ", eles responderam. " E fortaleceram as suas boas obras". A espátula, ou colher de pedreiro foi preparada, a espada foi polida; em seguida, começaram o trabalho. Muitas mãos dispostas estavam lidando agora com a situação, os propósitos de Deus estavam avançando a bom ritmo, mas não nos esqueçamos das orações, das lágrimas e da angustia de um homem que prevaleceu com Deus. Nós precisamos dos dons de Neemias hoje para preparar nossos corações, buscar ao Senhor e prevalecer. È assim que um avivamento vem.

Outra lição da história de Neemias é que não há nada transitório sobre o fruto do verdadeiro avivamento. Ele é tipificado aqui pela figura dos edifícios. É o propósito de Deus que algo sólido e estável, capaz de resistir ao teste do tempo e da eternidade, nasça das turbulências espirituais do avivamento. A emoção vai diminuir, certas características do movimento podem passar, mas o edifício, que é a obra do Espirito e que é o verdadeiro objetivo de Deus, permanecerá. Na emoção dos aspectos secundários, é essencial manter o propósito divino em foco de edificar de acordo com o padrão. Neemias não precisou de um arquiteto para planejar onde os muros deveriam ficar. Só teve de construir sobre as fundações antigas e reconstruir os muros e portões, exatamente como eram desde os tempos antigos.

Assim. também, Deus deseja construir hoje de acordo com o padrão apostólico. Há pedras escondidas pelo lixo acumulado dos séculos que ainda aguardam para serem redescobertas. " Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas? ", perguntou um Sambalate escarnecedor e  incrédulo  ( Ne 4.2 ). Renascerão sim- e foi assim que aconteceu! " Acabou-se , pois, os muro....temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito no seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso  Deus é que fizemos esta obra". Aqui, então, está o fruto de um coração que ora- uma obra claramente forjada por Deus.

A história épica de Neemias demonstra o que Deus pode efetuar através de apenas um homem corretamente relacionado com ele. O Senhor não está a procura de homens; ele  está à procura de um homem. Seus métodos não mudaram desde o dia em que disse por meio de Ezequiel: " Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra " ( Ez 22.30 ).

O leitor está preocupado que ninguém mais na igreja local, na cidade ou na região parece sentir um encargo diante da necessidade de avivamento? A situação parece estar sem esperança? Dê ao Senhor a disponibilidade de uma alma sedenta e não haverá limites para o que Ele pode fazer. Deus está à procura de um homem, uma mulher para entrar na brecha; você será esta pessoa?

" Derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca "
( Is 44.3 )

Abraços,
Luiz Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAIDADE DE VAIDADE!!!

" PALAVRA DO PREGADOR, FILHO DE DAVI, REI DE JERUSALÉM: VAIDADE DE VAIDADES, DIZ O PREGADOR; VAIDADE DE VAIDADES, TUDO É VAIDADE.   QUE PROVEITO TEM O HOMEM DE TODO O SEU TRABALHO, COM QUE SE AFADIGA DEBAIXO DO SOL " ( ECLESIASTES 1.1-3 )   O livro trata assuntos que são cruciais para a fé que Salomão tinha, aqui vemos o Rei reunindo a assembléia com o objetivo de passar instruções, quando olhamos para o livro de Eclesiastes vemos aqui o rei Salomão já numa idade avançada.  Salomão diz que, após se atentar para todas as obras dos homens debaixo do sol, ele percebeu que tudo era vaidade e os esforços dos homens eram tão vãos quanto correr atrás do vento ( Eclesiastes 1.14 ). Aqui vemos um dos aspectos da vaidade da vida é seu caráter fugaz. Como o vento, muito do que se deseja na vida não se pode segurar com a mão.   Ele fala sobre vaidade das possessões terrenas, da sabedoria humana, do esforço e das realizações humanas, da própria vida humana, da inveja, do e

MATHEUS 25.13

APRENDENDO COM A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS A Bíblia nos ensina a vigiar pelo retorno de Cristo (Marcos 13:33). Muitos cristãos estão esperando por Seu retorno, mas eles não estão realmente vigiando e familiarizar-se com versículos bíblicos que nos advertem daquilo que está por vir (2 Timóteo 3:1-5). Aqueles que vigiam para o Seu retorno vão manter-se alertas e auto-controlado e estão preparados; conhecem as Escrituras, e não são enganados por falsos ensinamentos. Aqueles que estão apenas esperando podem se envolver com as coisas do mundo e deixar as suas prioridades em relação a Cristo tomar menos precedência. Fique atento  “porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Filho do Homem virá.”  (Mateus 25:13) Um bom exemplo de vigiando e esperando é a parábola das dez virgens. Aquelas que estavam vigiando estavam diligentemente preparando-se para a vinda do Mestre, prestando atenção ao chamado de  “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”  (2 P

A FIGUEIRA ESTÉRIL ......

Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum, Considerando o contexto apresentado acima, não é difícil entendermos a Parábola da Figueira Estéril. Jesus contou nessa parábola que um homem tinha uma figueira planta em sua vinha, e quando foi procurar fruto nessa figueira ele não encontrou. Era comum entre os judeus que figueiras fossem plantadas em vinhas. Isso também significa que quando plantadas nas vinhas, as figueiras recebiam cuidados especiais. Jesus também nos informa que o homem havia procurado por frutos na figueira durante três anos, e nada tinha encontrado. É importante entender que não se tratavam dos primeiros três anos de vida daquela figueira. Vale lembrar de que na Lei de Moisés havia uma condição de que apenas a partir do quinto ano os frutos de uma árvore poderiam ser consumidos. Os frutos dos três primeiros anos deveriam ser descartados, e os frutos do quarto ano deveriam se