" PALAVRA DO PREGADOR, FILHO DE DAVI, REI DE JERUSALÉM: VAIDADE DE VAIDADES, DIZ O PREGADOR; VAIDADE DE VAIDADES, TUDO É VAIDADE.
QUE PROVEITO TEM O HOMEM DE TODO O SEU TRABALHO, COM QUE SE AFADIGA DEBAIXO DO SOL " ( ECLESIASTES 1.1-3 )
O livro trata assuntos que são cruciais para a fé que Salomão tinha, aqui vemos o Rei reunindo a assembléia com o objetivo de passar instruções, quando olhamos para o livro de Eclesiastes vemos aqui o rei Salomão já numa idade avançada.
Ele fala sobre vaidade das possessões terrenas, da sabedoria humana, do esforço e das realizações humanas, da própria vida humana, da inveja, do egoismo e do poder humano, da cobiça e das riquezas humanas, das acumulações humanas. Mas quando o rei Salomão diz que tudo é vaidade, o que realmente quer dizer com isso? Por exemplo: ele diz que toda sabedoria e todo trabalho dos homens debaixo do sol são vaidades. Então isso significa que as pessoas devem abandonar suas responsabilidades e viver uma vida sem compromisso? Ou então que as pessoas devem adotar uma reclusão total da vida em sociedade e das coisas materiais e viver uma vida ascética?
EM QUE SENTIDO TUDO É VAIDADE?
Salomão fala da vaidade ao enfatizar a incompreensão humana diante dos propósitos soberanos de Deus. Ele observa a sabedoria e as obras dos homens e percebe como tudo é frágil, vazio e transitório diante do Deus que governa todas as coisas debaixo do sol de acordo com o seu plano eterno.
Vaidade significa qualidade que é em vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória, valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros.
Quando Salomão se apoiou mais na pesquisa empírica do que na revelação divina para compreender a vida, descobriu que essa foi uma experiência vazia.
Ao concluir que tudo é vaidade, definitivamente Salomão não ensina o desprezo pela vida, e muito menos incentiva a ociosidade. Na verdade seu objetivo é destacar que o homem só pode encontrar plena satisfação em Deus. Os prazeres, os méritos e os trabalhos terrenos, não podem dar verdadeiro significado à vida do homem, pois tudo isso é passageiro, tudo é vaidade. É verdade que Salomão ensina claramente a doutrina da providência divina. Mas ele jamais diz que a soberania de Deus isenta o homem de sua responsabilidade. Muito pelo contrário! Ele diz que “Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (Eclesiastes 12:14).
Por isso o mesmo Salomão que diz que tudo é vaidade, também diz que de tudo o que se tem ouvido, o principal é: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13). A leal submissão a Deus é a única esperança para uma vida com significado, e a única resposta adequada diante da realidade do governo do Senhor.
ESPERE NADA DOS OUTROS,
POUCO DE VOCÊ MESMO,
E TUDO DE DEUS.
A Deus toda honra e glória.
abraços,
Luiz Silva
Maravilhoso texto.que Deus continue te usando.
ResponderExcluirMuito obrigado pelas palavras.
ExcluirGlórias a Deus Luiz. Abençoada palavra!!!
ResponderExcluirAmém, espero escrever mais texto e que você possa refletir bastante sobre os textos que virão. Deus te abençoe grandemente.
Excluir