Pular para o conteúdo principal

O QUE FAZER QUANDO NÃO SABEMOS O QUE FAZER.........





Atitudes que levaram à Vitória do Rei Josafá (2 Crônicas 20)
1. Poder da Oração (vs. 1-12)
O rei Josafá foi avisado que uma “grande multidão” viria para destruir Judá. Ajuntaram-se contra ele os exércitos de Moabe, de Amom e de Monte Seir. A destruição de Judá era inevitável e a morte era uma certeza. O que Josafá fez diante daquela situação desesperadora? Qual a sua reação diante das provações e tribulações da vida? Onde buscar a solução e vitória das lutas do dia a dia? Josafá buscou a resposta em Deus.
Ele foi quem buscou.
Não ficou pedindo para outras pessoas orarem por ele. Não procurou primeiro um amigo influente, não ele primeiro orou.
Se preparou, orou e jejuou ao Deus dos céus. Pediu socorro ao Senhor juntamente com todo o povo de Judá. Não importa o tamanho de nossas dificuldades, a resposta está no poder da oração. Para Deus não há causas impossíveis!
Não há problema grande demais, maior é o Espirito Santo de Deus que está em mim.
2. O Poder da Palavra (vs. 13-17)
Três exércitos contra a pequena Judá – a guerra e o seu extermínio eram inevitáveis. Não havia força para resisti-los e nem sabiam o que fazer, por isso consultou a Palavra de Deus. Então, Deus usou Jaaziel para falar ao povo e o poder da Palavra os confortou e fez eles tomarem a atitude da vitória.
v. 16 Amanhã, descereis contra eles ...
Se eles não tivesse ouvido e obedecido a palavra do Senhor eles não teriam recebido os despojos.
Todo o povo estava reunido para ouvir ao Senhor. Deus disse para que não temessem ou não se assustassem com aquela grande multidão, pois Ele próprio lutaria por eles. O Senhor tomou a causa do rei e de seu povo. Essa é a grande lição que a Bíblia quer nos ensinar: obedecer a Sua Palavra. Ore e confie no Senhor e Ele tomará a sua causa e lutará por você. Confie nas promessas de Deus, confie no poder da Sua Palavra!
3. O Poder do Louvor (vs. 18-30)
O grande milagre ainda estava por vir. Deus os encorajou para se encontrarem com os inimigos em um vale próximo dali. Eles creram e foram ao encontro daqueles exércitos enfurecidos. Josafá ordenou que um coral fosse cantando e louvando a Deus à frente de seu pequeno exército. Também o rei e todo o povo de Judá e Jerusalém se prostraram e adoraram ao Senhor ali. Então, quando começaram a cantar e dar louvores os três exércitos inimigos começaram a lutar entre si para se destruir e exterminar um ao outro. Quando Josafá e o povo olharam para o deserto defronte do vale, o que viram foi uma grande multidão de “corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente”. Esse é o poder do louvor!
Quando a luta vier, temos que louvar ao Senhor, lembrando que o Senhor tem cuidado de nós, no momento que o povo começou a louvar, Deus começou a agir e os inimigos foram derrotados, quando você começar a louvar Deus vai lhe dar vitória porque o inimigo vai se confundir, ele não gosta quando louvamos ao Senhor é nesse momento que ele foge e Deus nos dá a vitória!
4 - O jejum (v. 3)
Ele não ficou parado murmurando, ele proclamou um jejum. Ele moveu o mundo espiritual assim como Daniel (Dn. 10:12)
5 - COLOCA-SE DIANTE DA PRESENÇA DE DEUS (v.32)
Ele andou em todos os caminhos de Asa, seu pai; não se desviou deles e fez o que era reto perante o SENHOR. 2Crô 20.32 Era um homem piedoso e dedicado aos propósitos da aliança com Deus.
E nós como estamos? A nossa vida deve ser uma vida com propósito, servindo ao Senhor com alegria, amando-o, respeitando e obedecendo de todo coração; Ele andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto perante o SENHOR.
Não era do tipo que buscava a Deus somente na necessidade
6 - QUANDO SENTIU MEDO USOU A FÉ
Buscou ao Senhor. (v. 3 Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.)
 
Ele teve medo, mais sabia que o Senhor era a única esperança, que não existe outro que possa salvar e nós que aqui estamos temos que ter a mesma fé, mesmo que sintamos medo e que pensamos não haver saída temos que colocar a nossa fé em ação e crê que Deus fará o impossível acontecer. Aquilo que é impossível aos nossos olhos é possível para o Deus que servimos. (Sl 120: 1 Na minha angústia, clamo ao SENHOR, e ele me ouve.
 
Confessou sua própria incapacidade (v.12 Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.)
 
Deus é maior! Tendo o meu momento a sós com Deus, li: “Qualquer problema que tivermos, por maior que seja, ainda é menor que nosso Deus, por isso podemos confiar nele.” A verdade é que a cada dia passamos por problemas, dificuldades; muitas vezes nos pegamos a falar essa frase acima citada e mesmo assim achamos que o que passamos são coisas insuperáveis. É nessa hora que deve entrar a fé em Deus, pois é o único que pode nos ajudar a vencê-los.
Quando um médico receita determinado medicamento a um paciente, e esse não o toma, de quem é a culpa? Claro que do paciente. Assim ocorre também na vida espiritual. Deus já deixou claro o que cada pessoa precisa fazer, e quando as pessoas não o fazem, elas mesmas se prejudicam, e ainda se revoltam contra Deus ou tentam resolver os problemas por sua própria conta e risco.
É assim que muitas pessoas tem agido diante dos obstáculos na vida. Buscam saídas em caminhos nada confiáveis: em drogas, sexo, diversões das mais loucas e imorais existentes. Outros não, buscam o isolamento, que é uma das piores formas de tentar vencer alguma dificuldade.
O rei Josafá e o povo de Judá tiveram uma grande multidão vindo contra eles, porem confiaram em Deus, seguiram tudo o que ele recomendou e obtiveram uma grande vitória. Assim também você pode alcançar vitória sobre todos os seus problemas. Deus é o mesmo ontem, hoje e será para sempre. Como ele esteve com Josafá, estará conosco.
Não se deixe levar pelo que os outros falam, nem pelo seu desespero e nem por suas emoções. Não tire os olhos de Deus e veja o grande livramento que ele ti dá.

Confie em Deus! Ele é maior que TUDO!
Conclusão:
O Senhor sempre está conosco, Ele nunca nós deixa sozinhos!
Ele nos ama e é o desejo Dele que façamos as coisas certas, e que diante Dele tenhamos fé e confiança em sua palavra e em seu poder, Ele jamais muda e tem o controle de tudo e por essa razão não devemos perder a nossa fé.
 
 Abraços,
Luiz Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAIDADE DE VAIDADE!!!

" PALAVRA DO PREGADOR, FILHO DE DAVI, REI DE JERUSALÉM: VAIDADE DE VAIDADES, DIZ O PREGADOR; VAIDADE DE VAIDADES, TUDO É VAIDADE.   QUE PROVEITO TEM O HOMEM DE TODO O SEU TRABALHO, COM QUE SE AFADIGA DEBAIXO DO SOL " ( ECLESIASTES 1.1-3 )   O livro trata assuntos que são cruciais para a fé que Salomão tinha, aqui vemos o Rei reunindo a assembléia com o objetivo de passar instruções, quando olhamos para o livro de Eclesiastes vemos aqui o rei Salomão já numa idade avançada.  Salomão diz que, após se atentar para todas as obras dos homens debaixo do sol, ele percebeu que tudo era vaidade e os esforços dos homens eram tão vãos quanto correr atrás do vento ( Eclesiastes 1.14 ). Aqui vemos um dos aspectos da vaidade da vida é seu caráter fugaz. Como o vento, muito do que se deseja na vida não se pode segurar com a mão.   Ele fala sobre vaidade das possessões terrenas, da sabedoria humana, do esforço e das realizações humanas, da própria vida humana, da inveja, do e

MATHEUS 25.13

APRENDENDO COM A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS A Bíblia nos ensina a vigiar pelo retorno de Cristo (Marcos 13:33). Muitos cristãos estão esperando por Seu retorno, mas eles não estão realmente vigiando e familiarizar-se com versículos bíblicos que nos advertem daquilo que está por vir (2 Timóteo 3:1-5). Aqueles que vigiam para o Seu retorno vão manter-se alertas e auto-controlado e estão preparados; conhecem as Escrituras, e não são enganados por falsos ensinamentos. Aqueles que estão apenas esperando podem se envolver com as coisas do mundo e deixar as suas prioridades em relação a Cristo tomar menos precedência. Fique atento  “porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Filho do Homem virá.”  (Mateus 25:13) Um bom exemplo de vigiando e esperando é a parábola das dez virgens. Aquelas que estavam vigiando estavam diligentemente preparando-se para a vinda do Mestre, prestando atenção ao chamado de  “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”  (2 P

A FIGUEIRA ESTÉRIL ......

Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum, Considerando o contexto apresentado acima, não é difícil entendermos a Parábola da Figueira Estéril. Jesus contou nessa parábola que um homem tinha uma figueira planta em sua vinha, e quando foi procurar fruto nessa figueira ele não encontrou. Era comum entre os judeus que figueiras fossem plantadas em vinhas. Isso também significa que quando plantadas nas vinhas, as figueiras recebiam cuidados especiais. Jesus também nos informa que o homem havia procurado por frutos na figueira durante três anos, e nada tinha encontrado. É importante entender que não se tratavam dos primeiros três anos de vida daquela figueira. Vale lembrar de que na Lei de Moisés havia uma condição de que apenas a partir do quinto ano os frutos de uma árvore poderiam ser consumidos. Os frutos dos três primeiros anos deveriam ser descartados, e os frutos do quarto ano deveriam se