" Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor "
( Ml 4.5 )
A última promessa do Antigo Testamento
Essa profecia, no penúltimo versículo do Antigo Testamento, é bem conhecida. Bem menos conhecida, entretanto, é a ênfase no significado da passagem ( ou até mesmo a compreensão dela ). Apesar de ouvirmos um pouco sobre a conversão do coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais ( Ml 4.6 ), o que sabemos a respeito da volta do profeta Elias no fim dos tempos? Será um individuo, um ministério coletivo ou uma mensagem? E o que, exatamente, seria a sua missão?
É claro que não temos uma resposta completa para essas perguntas, porque Elias ainda não veio! Ao mesmo tempo, podemos achar algumas pistas importantes nas Escrituras a respeito de sua vinda que devemos examinar. Para começar, o fato mais importante é que o grande e terrível dia do Senhor não pode acontecer sem que Elias venha primeiro!
Se você acha muita presunção afirmar, com base num único texto isolado e obscuro do livro de Malaquias, que Elias virá no fim dos tempos, confira as outras evidências e confirmações que se encontram no Novo Testamento.
- Quando o anjo anunciou a Zacarias o nascimento do filho, ele profetizou que João Batista iria diante de Jesus no " espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado " ( Lc 1.17; veja também vv.76-79 ). Podemos dizer que João Batista só cumpriu parcialmente a profecia de Malaquias e até mesmo essa do anjo, porque ainda não veio o grande e terrível dia do Senhor e porque nem tudo o que foi definido como ministério de Elias foi realizado naquele tempo.
- No Monte da Transfiguração, Moisés e Elias apareceram ao lado de Jesus diante dos três discípulos que estavam presentes ( Mt 17.3; Lc 9.30-31 ), falando a respeito da eminente morte do Messias. Essa visão despertou os discípulos para a profecia de Malaquias e, por isso, ao descer do monte, resolveram perguntar a Jesus sobre a vinda de Elias. Em sua resposta, Jesus confirmou que Elias realmente ainda teria de vir ( Mt 17.11 ) para restaurar todas as coisas, apesar de já ter vindo no ministério de João Batista ( v.12 ). Assim, temos a confirmação de que a profecia de Malaquias cumpriu-se apenas parcialmente em João Batista, mas ainda falta o cumprimento total. Até agora, não vimos a restauração de todas as coisas ( At 3.21 ).
- Em Apocalipse 11.3-14, temos a visão das duas testemunhas que virão para profetizar logo antes da sétima trombeta ( v.15 ), ou seja, logo antes do grande e terrível dia do Senhor, conforme profetizado por Malaquias. As duas testemunhas não são identificadas por nome, mas não facilmente relacionadas a Moisés e Elias por meio dos sinais e milagres que realizam. Elas virão para cumprir " o ministério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas " nos " dias da voz do sétimo anjo ", de acordo com o texto que vem logo antes ( Ap 10.7 ). Dentre vários outros fatos e sinais paralelos ao ministério de Elias, temos o período de tempo que durará a atuação das duas testemunhas, que será de três anos e meio, exatamente o mesmo período em que Deus fechou os céus para não chover de acordo com a palavra anunciada por Elias ( Lc 4.25; Tg 5.17 ).
Portanto, temos uma base bem sólida para afirmar que haverá um ministério profético muito forte antes da segunda vinda de Jesus, o qual impactará a Igreja e o mundo e prepara o caminho para a consumação da história.
Continua........
Abraços,
Luiz Silva
Comentários
Postar um comentário