Sofonias 3: 14. Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. 15. O Senhor afastou os juízos que havia contra ti, lançou fora o teu inimigo; o Rei de Israel, o Senhor, está no meio de ti; não temerás daqui em diante mal algum. 16. Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião; não se enfraqueçam as tuas mãos. 17. O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. 18. Os que em tristeza suspiram pela assembléia solene, os quais te pertenciam, eu os congregarei; esses para os quais era um opróbrio o peso que estava sobre ela. 19. Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem; e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que têm sido envergonhados.
O povo de Deus é convocado a cantar alegremente em celebração ao seu livramento. Filha de Sião é um título carinhoso para a cidade de Jerusalém.
Naquele dia. Conclama-se o povo a não ter medo nem se colocar em posição de culpa e resignação; deverá, pelo contrário, encorajar-se e fortalecer-se, em face da nova realidade de ter agora o próprio Deus habitando em seu meio.
Os que em ti se entristeceram. Deus irá consertar toda e qualquer situação. Os que forem inimigos da verdade de Deus serão descartados; aos que tiverem perdido seus bens e direitos, Deus irá restaurar.
Os que em ti se entristeceram. Deus irá consertar toda e qualquer situação. Os que forem inimigos da verdade de Deus serão descartados; aos que tiverem perdido seus bens e direitos, Deus irá restaurar.
Vos darei um nome e um louvor. As Escrituras falam normalmente do louvor que se deve a Deus. Nesta passagem, está um louvor que o próprio Deus dará a Seu povo. Assim como no início de Seu relacionamento com Abraão e Sara (Gn 12.1-3) Deus lhes prometeu bênção, honra e um nome reconhecido, assim também o Senhor promete aqui um nome e um louvor a cada membro de toda a Sua família.
Diz o SENHOR. E este um voto solene da parte de Deus. Ele faz o que promete. Sofonias começa e termina sua profecia com a forte convicção de que é o Senhor quem está falando. A implicação disso é bastante clara: ouçam e vivam!
Abraços,
Luiz Silva.
Luiz Silva.
Comentários
Postar um comentário