As histórias e as profecias relatadas no livro de Daniel servem de inspiração para nos mantermos vitoriosos face à tentação. O cumprimento dos muitos acontecimentos profetizados em seus últimos capítulos dá-nos a certeza da contínua presença de Deus. Através as profecias cheias de sabedoria e precisão é que a humanidade está sendo desafiada a crer no infinito poder do nosso Deus Criador. O cenário do capítulo 10 de Daniel transcorreu por volta do ano 535 a.C., no terceiro ano do reinado de Ciro. Os setenta anos já haviam decorrido desde que Daniel fora compelido a acompanhar os exércitos de Nabucodonosor, em sua marcha de Jerusalém para Babilônia. Deus cuidara de Daniel em todas as crises enfrentadas pelo profeta. Havia respondido às suas orações e mantivera-o em boas condições físicas, apesar de seus 88 anos de idade. A primeira ordem do rei Ciro para reconstrução de Jerusalém, havia sofrido uma renhida oposição por parte dos hostis samaritanos (Esdras 4). Ao invés de queixar-se, Daniel orou e jejuou por três semanas (Daniel 10:2). As suas orações novamente foram atendidas, da mesma forma como foram respondidas as suas petições em Daniel 2 (revelação do sonho ao rei Nabucodonosor); Daniel 6 (o livramento da cova dos leões); Daniel 9 (entendimento sobre a visão das 70 semanas). Daniel é informado pelo anjo que, Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar na libertação do povo de Deus.
Finalmente o capítulo 12 do livro de Daniel merece a nossa especial atenção, pois encerra grandiosas promessas para o povo escolhido de Deus. Por meio deste estudo abre-se o caminho para uma nova compreensão do amor e do cuidado de Deus.
O profeta Daniel se destacou pela sua piedosa sabedoria e justiça. Ele é comparado, segundo as próprias palavras de Deus, com Noé e Jó (Ezequiel 14:14, 20).
Esta promessa pertence também a todos os que branquearam as suas vestes no sangue do Cordeiro (Apocalipse 22:14; Daniel 12:10). Pertence também àqueles que compreenderão o sentido prático do livro de Daniel, pois estes “resplandecerão como o fulgor do firmamento; ... como as estrelas, sempre e eternamente.” Daniel 12:3.
No decorrer da semana estaremos abrindo o leque desta profecia do capítulo 12.
Aguardem !!!!
Abraços,
Luiz silva
Comentários
Postar um comentário